segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ahoj!

Olá olá!
Cá estou eu em Brno, só após uma semana é que consegui algum tempinho para criar este blogue! Vamos lá ver se tenho tempo para escrever todas as semanas, plo menos é essa é o meu desejo.
1ªsemana
Sai do porto as 6h da manha (nota 1h30 antes tinha de estar no aeroporto), fiz escala em Lisboa, e finalmente as 2ªsemana
Uma semana banal, sem muito para contar…os dias sucedem-se sem que eu me apercebe-se muito bem! Ou porque tenho aulas, ou porque não as tenho, e por isso aproveito para ficar um pouco mais na cama, ou então ficou a falar com amigos que estão em Portugal, e quando dou por ela, cá já são quase horas de almoçar (11h da manhã as pessoas começam a sair do emprego para almoçar, voltando a pegar às 12h ou às 13h). Depois novamente a mesma questão, ou aulas, ou saiu para fazer comprar de bens alimentares e afins, e o dia acaba as 17h é findo! Às 18h janta-se, nunca eu, ainda não estou habituada a estes horários, e às 20h começam a ficar pifos de tantas “pivôs” que bebem!
Quinta-feira fui visitar o Jardim Zoológico de Brno, no âmbito de um trabalho de projecto, bem do ponto de vista de interesse para o projecto que temos em mãos, Concurso para “Pavilhão do Homem”inserido no Zoo de Praga, não foi muito relevante. No entanto foi muito interessante ver como eles encaram um programa, o Jardim Zoológico para eles é uma local, o mais “selvagem” possível, onde diferentes animais coabitam num único espaço e este não é exíguo e muito menos cercado com grades pretas enormes.
Depois da visita ao Zoo, o grupo de estudantes de Erasmus foi dar uma volta ao grande lago Brnenska, com o professor de Studio. A paisagem é lindíssima e as cores das árvores nesta época do ano são um encanto. No inverno, lá para meados de Novembro todo o lago fica gelado e as população de Brno e das redondezas aproveita para fazer patinagem, nos já combinamos ir lá dar muitos bates “cus”…
Saudades da comida da Catarina…e não só, principalmente da comida portuguesa, sem estes molhos estranhos! Comidinha saudável necessita-se com muita urgência por cá, no entanto é quase impossível, visto eu ainda não ter ido ao ikea comprar os elementos essenciais numa cozinha…sem ovos não se fazem omeletas…isto é sem talheres, pratos, copos, panelas e coisas do género é difícil fazer alimentação saudável e equilibrada, no entanto à que tentar. Umas vezes aquelas embalagens de salada que trazem garfo de plástico, outras vezes fruta e claro não podia faltar a comida de plástico! Mas apesar de não haver nenhuma marca conhecida internacional, cá a “rainha” dos fast food é a pizza com ketchup, por cima…mais um molho claro!
Aqui como em qualquer parte do mundo há McDonald’s, KFC, Zara, Mango, H&M, Breska, Sisley, Benetton, Bata e outras marcas conhecidas que nos gostamos tanto!
Sou franca, não comi muitas vezes a “cozinha tradicional checa”, mas o que comi deles não fiquei grande fã, não devo ter comido mais do que meia dúzia de vezes. A carne é normalmente dura, pois tem a mania da carne do campo, esta é acompanhada invariavelmente de molhos, em certas ocasiões um deles poderá ser uma papa de legumes, é igualmente normal vir acompanhado de um “pão”, que é uma mistura de cereais, batata e água (coisa esta muito esquisita). Mas ainda vou tentar mais vezes, pois acho que não experimentei nem, vezes suficientes nem, nos locais mais indicados.local) cheguei a Prague, bem aqui começou o drama…já tinha os bilhetes de bus de Prague para Brno, comprados por isso não deveria ser muito difícil, engano. No aeroporto ninguém sabia a qual a agência onde tinha comprado os bilhetes, depois de descobrir, lá nos dizerem “sempre em frente” ora bem sempre sempre em frente não deveria ser, portanto mas umas outras tantas questões ate chegar ao sítio certo! Uma horinha à espera do 1º bus, mais 1h à espera do 2ºbus este sim levaria-me a “porto seguro”.
Os bus’s são bons, tem televisão, checa é claro! E servem bebidas, dão jornais para ler e auscultadores para a televisão e para o rádio, no entanto não nos livramos de umas horas de viagem!
Por fim cheguei a Brno, centro às 8h, tinha à minha espera um senhor checo (Tono), com quem já tinha comunicado por email, e que parecia ser muito simpático, mas atenção ele exprime-se em português correcto! Assim foi bem mais fácil e foi igualmente uma boa sensação de acolhimento.
Logo neste 1ºdia vi que o quarto que me tinha sido destinado não era bem como as fotos! Ai as lindas fotos que eles mostram! Bem eu fique num dos piores blocos, B0a5,mas após uma bela de uma limpeza (só 2 dias depois) as coisas melhoraram! A minha companheira de quarto é super simpática, não sabe falar bem inglês mas nos cá nos entendemos, ela fala inglês e italiano e eu falo inglês e português com sotaque italiano e vamo-nos entendendo, se não existe sempre programas de tradução de italiano para português, eh eh eh .
Bem o dia acabou eu o Tono, e mais outro tuga (António) a ir jantar a um restaurante checo, a comida carne claro, era boa, bife com molho de feijão verde salteado com bacon e acompanhado com legumes. Foi um momento bastante reconfortante! Cheguei ao quarto de rastos e cai na cama!
Dia seguinte, o pior dos dias! Ai sim apanhei um susto com o quarto! Mas tinha que me despachar pois às 8h30 tinha de ir ao posto da acomodação do kolejni, mas como é lógico um posto para 7000camas não dá muita vazão. Às 10h deveria estar na universidade, só passado 2h é que lá cheguei, entre perceber quais os transportes (3 no mínimo mais um belo pedaço a pé, o que no inverno não vai dar para fazer), onde deveria sair e onde deveria apanhar o seguinte…lá cheguei, o learning estava todo mal, toca a pensar quais as cadeiras mais interessantes, para no outro dia escolher, depois o prof. Jiri Palacky teve a fazer uma visita guiada por toda a faculdade com os alunos de erasmus, ainda somos bastantes, uns 30 talvez, mas estamos divididos em grupos, o meu é de 3 pessoas de erasmus, e 5 pessoas checas. O prof. de projecto é um máximo, vai de bike para as aulas e é todo prafrentex.
Bem depois disto eu e os mais recentes “amigos” fomos almoçar a um restaurante checo, comida italiana! Azares dos azares, perco nesse restaurante o meu dossier, com todos os papéis importantes para a minha estadia, moradas, endereços electrónicos, telefones, documentos etc. Depois de muitas tentativas frustradas de tentar tirar o meu dossier debaixo do piso falso, e de recebermos um raspanete, em checo, do funcionário do restaurante lá desistimos. Passaria lá um dia depois mas sem sucesso L
Depois lá fomos ao centro da cidade, para fazer as compras básicas para o quarto, papel higiénico, vassoura, balde, apanhador, detergente da casa de banho, esfregões, lol.
Chegamos ao kolejni, já de noite, coisa não rara, visto às 17h ser noite! Pensando eu que seria horas normais para comer, fui à cantina/pizzaria às 20h, pois qual não é o meu espanto que já estava quase a fechar! Ok ok a vida aqui começa cedo, mas também não é preciso exagerar!
Resto da semana, um a seguir ao outro, quase todos iguais, apanhar 3 a 4 transportes para chegar ao centro ou à faculdade, e ir fazer umas compras para comer alguma coisa sem ser molhos, nem fritos! Ah e conheci a Tatiana, com a qual também já tinha comunicado por email (é arquitecta, fez cá erasmus há 2anos, e esta há 2 meses a trabalhar cá em Brno), é uma rapariga 5estrelas!
Sexta-feira o dia mais nostálgico para mim, por razões óbvias, foi um dia diferente. Foi jantar com a Tatiana e o namorado checo, a rapariga que mora comigo Licia (siciliana) o António (tuga), o James (espanhol) e o Domien (belga), a um restaurante medieval checo, Stredoveka Krcma, foi giro J J J os funcionários estavam vestidos a rigor e havia encenações de guerreiros medievais e uma rapariga que dançava a dança do ventre. Depois todos nos fomos para casa pois nos dia seguinte eu o António e o Domien íamos ao fim-de-semana de recepção de boas vindas aos estudantes de erasmus.
No sábado fomos visitar uma cidade aqui perto, Kromeriz, cujos jardins e castelo são considerados património da Unesco. É uma cidade bonita! Aqui conheci muitos portugueses, no entanto estes só vão ficar cá por um semestre, há um pessoal do norte bastante fixe! Depois de vermos os jardins, o mini zoo, o castelo e um pouco da cidade, fomos comer, a adega do castelo, que fica por debaixo deste. Ai provamos diferentes vinhos brancos, e um vinho tinto, e tivemos claro, uma visita à adega! Depois regressamos a Brno para jantar, uma típica comida checa, dançar e beber cerveja (pivo)!
No dia seguinte seria para visitar Brno, mas eu não me consegui levantar a tempo!

Sem comentários: