segunda-feira, 20 de outubro de 2008

e já vai um mês!

Isto começa bem, logo no primeiro mês já começo a faltar à palavra…sim, não consegui escrever a semana passada :(

3ªsemana

Pois bem, na 3ª semana, fui finalmente ao Ikea, finalmente ,visto que cá no meu “lar doce lar” não tinha sequer um prato, um talher, um copo, quanto mais tachos, utensílios de cozinha e outras coisas que tais. Fiz o inventário de tudo o que necessitava, e lá fui com a Tatiana, que com toda a sua experiência nestas paragens, me deu algumas dicas. Claro cheguei ao fim com muita mais bugigangada do que estava previsto…no entanto a “minha casa” ficou mais confortável e acolhedora :)
Quanto a esta questão de personalizar e pôr mais acolhedora a “casa”, convêm lembrar que vou ficar cá um ano…sim, e como boa portuguesa que sou, já tenho fotos de familiares, de amigos, das minhas cidades “natais” e obviamente dos meus adoráveis dog’s :) sim pai, também já tenho mapas da Europa para assinalar os países visitados e mapas mais funcionais, como da Republica Checa, de Praga, de Brno, e dos transportes, lol.
É claro que após comprar o “enxoval” fiz o meu primeiro jantarinho, para mim e para a minha companheira de casa (frango de caril com leite de coco), e que bem que soube!
Como já havia dito, a minha companheira de quarto, Licia, é siciliana, tem 33 anos e esta cá a fazer o doutoramento, durante três meses. No entanto partilho a casa (casa de banho e balcão de cozinha) com mais pessoas. No inicio, eram dois rapazes, só os sentia quando de manhã queria ir à casa de banho e esta estava ocupada…mas foram-se embora ao fim de alguns dias. Agora o quarto ao lado foi ocupado pela Sabina, do Azerbaijão, tem 18 anos e veio para cá aprender a língua checa para se candidatar para o ano à faculdade de gestão. (O que é fantástico, é que ela sabe muito sobre Portugal, da nossa história, da cultura, e claro quer aprender a falar português e ir a Portugal). Tenho portanto mais uma companheira de casa, é simpática e dámo-nos bem.
Foi também nesta 3ª semana de estada em Brno, que o António e o Domien fizeram um jantar para o grupo de arquitectura (eu, António, Domien, James e Kristína). Estava óptimo! Frango com cogumelos e natas, mais uma salada à moda belga ;)
E agora roiam-se de inveja todos os futuros arquitectos e não só, fui à Villa Tugendhat! Foi magnífico! Quem diria que um dia iria ver a casa do Mies van der Rohe, que estudei no 1ºano da faculdade! ali estava ela à minha frente e eu a aproveitar cada segundo e a ouvir cada palavra que o guia dizia. Não há palavras para descrever a sensação, foi como entrar num filme.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

comida típica checa


visita ao Lago de Brnenska






visita ao jardim zoológico em Brno



2ºsemana

2ªsemana
Uma semana banal, sem muito para contar…os dias sucedem-se sem que eu me aperceba muito bem! Ou porque tenho aulas, ou porque não as tenho, e por isso aproveito para ficar um pouco mais na cama, ou então ficou a falar com amigos que estão em Portugal, e quando dou por ela, cá já são quase horas de almoçar (11h da manhã as pessoas começam a sair do emprego para almoçar, voltando a pegar às 12h ou às 13h). Depois novamente a mesma questão, ou aulas, ou saio para fazer compras de bens alimentares e afins, e o dia é findo às 17h ! Às 18h janta-se, nunca eu, ainda não estou habituada a estes horários, e às 20h começam a ficar pifos de tantas “pivos” que bebem!
Quinta-feira fui visitar o Jardim Zoológico de Brno, no âmbito de um trabalho de projecto bem, do ponto de vista de interesse para o projecto que temos em mãos, Concurso para “Pavilhão do Homem”inserido no Zoo de Praga, não foi muito relevante. No entanto, foi muito interessante ver como os checos encaram o programa, o Jardim Zoológico para eles é uma local, o mais “selvagem” possível, onde diferentes animais coabitam num único espaço e este não é exíguo e muito menos cercado com grades pretas enormes...
Depois da visita ao Zoo, o grupo de estudantes de Erasmus foi dar uma volta ao grande lago Brnenska, com o professor de "Studio". A paisagem é lindíssima e as cores das árvores nesta época do ano são um encanto. No inverno, lá para meados de Novembro todo o lago fica gelado e as população de Brno e das redondezas aproveita para fazer patinagem, nos já combinamos ir lá dar muitos bate “cus" :)
Saudades da comida da Catarina…e não só, principalmente da comida portuguesa, sem estes molhos estranhos! Comidinha saudável necessita-se com muita urgência por cá, no entanto é quase impossível, visto eu ainda não ter ido ao ikea comprar os elementos essenciais numa cozinha…sem ovos não se fazem omeletas…isto é sem talheres, pratos, copos, panelas e coisas do género é difícil fazer alimentação saudável e equilibrada, no entanto há que tentar. Umas vezes aquelas embalagens de salada que trazem garfo de plástico, outras fruta e claro não podia faltar a comida de plástico! Apesar de não haver nenhuma marca conhecida internacional, cá a “rainha” dos fast food é a pizza com ketchup por cima…mais um molho claro!
Aqui como em qualquer parte do mundo há McDonald’s, KFC, Zara, Mango, H&M, Breska, Sisley, Benetton, Bata e outras marcas conhecidas que nos gostamos tanto!
Sou franca, não comi muitas vezes a “cozinha tradicional checa”, mas o que provei não fiquei grande fã. A carne é normalmente dura, pois têm a mania da carne do campo, que é acompanhada invariavelmente de molhos, em certas ocasiões um deles poderá ser uma papa de legumes, é igualmente normal vir acompanhada de um “pão”, que é uma mistura de cereais, batata e água (coisa esta muito esquisita). Mas ainda vou tentar mais vezes, pois acho que não experimentei nem, vezes suficientes nem, nos locais mais indicados.

domingo, 5 de outubro de 2008