2ªsemana
Uma semana banal, sem muito para contar…os dias sucedem-se sem que eu me aperceba muito bem! Ou porque tenho aulas, ou porque não as tenho, e por isso aproveito para ficar um pouco mais na cama, ou então ficou a falar com amigos que estão em Portugal, e quando dou por ela, cá já são quase horas de almoçar (11h da manhã as pessoas começam a sair do emprego para almoçar, voltando a pegar às 12h ou às 13h). Depois novamente a mesma questão, ou aulas, ou saio para fazer compras de bens alimentares e afins, e o dia é findo às 17h ! Às 18h janta-se, nunca eu, ainda não estou habituada a estes horários, e às 20h começam a ficar pifos de tantas “pivos” que bebem!
Quinta-feira fui visitar o Jardim Zoológico de Brno, no âmbito de um trabalho de projecto bem, do ponto de vista de interesse para o projecto que temos em mãos, Concurso para “Pavilhão do Homem”inserido no Zoo de Praga, não foi muito relevante. No entanto, foi muito interessante ver como os checos encaram o programa, o Jardim Zoológico para eles é uma local, o mais “selvagem” possível, onde diferentes animais coabitam num único espaço e este não é exíguo e muito menos cercado com grades pretas enormes...
Depois da visita ao Zoo, o grupo de estudantes de Erasmus foi dar uma volta ao grande lago Brnenska, com o professor de "Studio". A paisagem é lindíssima e as cores das árvores nesta época do ano são um encanto. No inverno, lá para meados de Novembro todo o lago fica gelado e as população de Brno e das redondezas aproveita para fazer patinagem, nos já combinamos ir lá dar muitos bate “cus" :)
Saudades da comida da Catarina…e não só, principalmente da comida portuguesa, sem estes molhos estranhos! Comidinha saudável necessita-se com muita urgência por cá, no entanto é quase impossível, visto eu ainda não ter ido ao ikea comprar os elementos essenciais numa cozinha…sem ovos não se fazem omeletas…isto é sem talheres, pratos, copos, panelas e coisas do género é difícil fazer alimentação saudável e equilibrada, no entanto há que tentar. Umas vezes aquelas embalagens de salada que trazem garfo de plástico, outras fruta e claro não podia faltar a comida de plástico! Apesar de não haver nenhuma marca conhecida internacional, cá a “rainha” dos fast food é a pizza com ketchup por cima…mais um molho claro!
Aqui como em qualquer parte do mundo há McDonald’s, KFC, Zara, Mango, H&M, Breska, Sisley, Benetton, Bata e outras marcas conhecidas que nos gostamos tanto!
Sou franca, não comi muitas vezes a “cozinha tradicional checa”, mas o que provei não fiquei grande fã. A carne é normalmente dura, pois têm a mania da carne do campo, que é acompanhada invariavelmente de molhos, em certas ocasiões um deles poderá ser uma papa de legumes, é igualmente normal vir acompanhada de um “pão”, que é uma mistura de cereais, batata e água (coisa esta muito esquisita). Mas ainda vou tentar mais vezes, pois acho que não experimentei nem, vezes suficientes nem, nos locais mais indicados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário