segunda-feira, 20 de outubro de 2008

e já vai um mês!

Isto começa bem, logo no primeiro mês já começo a faltar à palavra…sim, não consegui escrever a semana passada :(

3ªsemana

Pois bem, na 3ª semana, fui finalmente ao Ikea, finalmente ,visto que cá no meu “lar doce lar” não tinha sequer um prato, um talher, um copo, quanto mais tachos, utensílios de cozinha e outras coisas que tais. Fiz o inventário de tudo o que necessitava, e lá fui com a Tatiana, que com toda a sua experiência nestas paragens, me deu algumas dicas. Claro cheguei ao fim com muita mais bugigangada do que estava previsto…no entanto a “minha casa” ficou mais confortável e acolhedora :)
Quanto a esta questão de personalizar e pôr mais acolhedora a “casa”, convêm lembrar que vou ficar cá um ano…sim, e como boa portuguesa que sou, já tenho fotos de familiares, de amigos, das minhas cidades “natais” e obviamente dos meus adoráveis dog’s :) sim pai, também já tenho mapas da Europa para assinalar os países visitados e mapas mais funcionais, como da Republica Checa, de Praga, de Brno, e dos transportes, lol.
É claro que após comprar o “enxoval” fiz o meu primeiro jantarinho, para mim e para a minha companheira de casa (frango de caril com leite de coco), e que bem que soube!
Como já havia dito, a minha companheira de quarto, Licia, é siciliana, tem 33 anos e esta cá a fazer o doutoramento, durante três meses. No entanto partilho a casa (casa de banho e balcão de cozinha) com mais pessoas. No inicio, eram dois rapazes, só os sentia quando de manhã queria ir à casa de banho e esta estava ocupada…mas foram-se embora ao fim de alguns dias. Agora o quarto ao lado foi ocupado pela Sabina, do Azerbaijão, tem 18 anos e veio para cá aprender a língua checa para se candidatar para o ano à faculdade de gestão. (O que é fantástico, é que ela sabe muito sobre Portugal, da nossa história, da cultura, e claro quer aprender a falar português e ir a Portugal). Tenho portanto mais uma companheira de casa, é simpática e dámo-nos bem.
Foi também nesta 3ª semana de estada em Brno, que o António e o Domien fizeram um jantar para o grupo de arquitectura (eu, António, Domien, James e Kristína). Estava óptimo! Frango com cogumelos e natas, mais uma salada à moda belga ;)
E agora roiam-se de inveja todos os futuros arquitectos e não só, fui à Villa Tugendhat! Foi magnífico! Quem diria que um dia iria ver a casa do Mies van der Rohe, que estudei no 1ºano da faculdade! ali estava ela à minha frente e eu a aproveitar cada segundo e a ouvir cada palavra que o guia dizia. Não há palavras para descrever a sensação, foi como entrar num filme.

Sem comentários: